Friday, March 28, 2008

Poema... Circo...

"Quando o poema está em vez da foda, incomoda. Torna-se coisa de circo"

-- Adília Lopes

Thursday, March 13, 2008

Cozinha...

"A base de uma cultura gastronómica é sempre a pobreza - bem dizem os ingleses que a necessidade é mãe da invenção. Ou alguma vez o nosso receituário de bacalhau seria tão rico como é se o bacalhau, durante os séculos em que estimulou a criatividade caseira, estivesse ao preço que está hoje? Quem inventaria as iscas se pudesse comer sempre bifes do lombo?"

-- Miguel Esteves Cardoso @ DN

Wednesday, March 12, 2008

Pensamentos...

"When everything seems to be going against you, remember that the airplane takes off against the wind, not with it"


-- Henry Ford

Monday, March 10, 2008

Crónicas de um dia diferente... Mazgani@Teatro Aveirense

Escrito em 06/03/2008

Algures no refrão da música November Rain há uma verdade incondicional. "Sometimes everybody needs sometime on their own". Yesterday was my single day in my own... All alone!

Tudo começou com uma manha cheia de luz, sol e cheiro a Primavera. São manhas assim que nos dão uma vontade imensa de acordar e levantar bem cedo.

O resto do dia correu de forma absolutamente normal.

Terminei a tarde na praia num momento de introspecção. Depois passei pelo Teatro Aveirense ver se havia bilhetes para o concerto da noite. Havia e comprei. Fui para casa entretanto e preparei um jantar para mim... Coisa banal!

Depois sai de casa e fui tomar café sozinho. E nessa condição dirigi-me até ao concerto.

No tempo que estive por lá à espera, sentado numa pultrona, foi deveras interessante ver as pessoas, que tal como eu, resolveram ter o seu momento com elas mesmas e foram sozinhas. Foi excelente observar os gestos, os passos, os olhares os diálogos emudecidos que cada um tinha consigo. Basicamente não estavamos sozinhos! Estavamos com nós mesmos.

Seguiu-se o concerto, intimista, místico, envolvente, sublime. Há muito que não ficava tão alegremente surpreendido. Acima de tudo foi um momento transcendente, sentir as notas a sairem da guitarra profundas de emoção, sentir as palavras proferidas que melodiosamente compõem os poemas soberbos.

"She said dive"
provavelmente a música da noite, a qual Mazgani introduziu da seguinte forma "quando a presença de alguém pode mudar uma vida". Foi o entrar na intimidade da música e num momento de reflexão e envolvência dou por mim a pensar o quanto a minha presença pode mudar a minha própria vida.

Alguns minutos mais tarde, mais um facto constatado "O amor é uma débil criancinha", nem a propósito de um momento de introspecção.

Eis que por último o concerto termina e temos direito ao encore já habitual nestas andanças. Seguiram-se aplausos de pé
e uma sessão de debate... E mais uma verdade "o sonho por si só já se concretiza". De facto e se quisermos aprofundar mesmo mais um pouco podemos observar que o sonho é a concretização de ele mesmo ou nao fosse um sonho.

Entretanto saí. Era o momento do regresso... Foi sair à rua e sentir-me leve, qual pena ao sabor do vento, foi o olhar o céu e ver as estrelas de forma tão límpida... Foi vaguear pelas ruas até ao carro com a melhor companhia de todas... Eu!

Cheguei a casa, qual ritual, após uma noite memorável na companhia de alguém... E de facto foi uma noite memorável na minha companhia.

Deitei-me tranquilamente... e num último sussurro desejei bons sonhos a quem comigo se deitou...

Friday, March 07, 2008

O Tempo...

"Nunca nos detemos no momento presente. Antecipamos o futuro que nos tarda, como para lhe apressar o curso; ou evocamos o passado que nos foge, como para o deter: tão imprudentes, que andamos errando nos tempos que não são nossos, e não pensamos no único que nos pertence; e tão vãos, que pensamos naqueles que não são nada, e deixamos escapar sem reflexão o único que subsiste. É que o presente, em geral, fere-nos. Escondemo-lo à nossa vista porque nos aflige; e se nos é agradável, lamentamos vê-lo fugir. Tentamos segurá-lo pelo futuro, e pensamos em dispor as coisas que não estão na nossa mão, para um tempo a que não temos garantia alguma de chegar.
Examine cada um os seus pensamentos, e há-de encontrá-los todos ocupados no passado ou no futuro. Quase não pensamos no presente; e, se pensamos, é apenas para à luz dele dispormos o futuro. Nunca o presente é o nosso fim: o passado e o presente são meios, o fim é o futuro. Assim, nunca vivemos, mas esperamos viver; e, preparando-nos sempre para ser felizes, é inevitável que nunca o sejamos."


-- Blaise Pascal, in "Pensamentos"

"Morremos a lutar para nascer. Nunca fomos, nunca somos. Estamos sempre na contigência de vir a ser, separados, desligados sempre. Sempre do lado de fora."

-- Henry Miller


"O tempo é um nada! O passado já foi, o presente já não é e o futuro já deixou de o ser..."

-- Num dos meus primeiros momentos de senilidade não me recordo de quem escreveu esta citação. Enfim a idade tem destas coisas! :)